Educação e Tecnologia


Análise de Estética e Crítica da Mídia (Viviana Cruz)
08/07/2009, 09:29
Filed under: Uncategorized

ARTIGO: Análise da notícia “Jovem leva tiro no rosto na porta da escola no Promorar” divulgada pelo portal 180 graus.

O portal 180 graus foi fundado no ano de 2001 pelo atual diretor Helder Eugênio.

O portal se auto-intitula “o maior portal do Piauí” e não é difícil ver, diariamente o portal esbanjando quantos acessos possui e que é o mais acessado pelos internautas piauienses.

Muitas vezes criticado, o portal 180 graus é citado como o meio de comunicação piauiense que mais fornece a população notícias fúteis, sensacionalistas e que não oferecem nenhum serviço à comunidade.

Há quase uma década esse meio de comunicação cria nos piauienses o costume de ver a notícia como algo humilhante e ridículo.

Na matéria intitulada “Jovem leva tiro no rosto na porta da escola no Promorar” veiculada na manhã do sábado, dia 04/07/09/, é possível notar a pobreza da escrita, erros ortográficos, além da falta de informação sobre o assunto por parte da repórter do meio de comunicação em questão.

Com a linha-fina “Cocada passou de bicilcleta e acertou de raspão o rosto de Gilvan de Sousa” (a palavra bicicleta estava escrita de maneira errada) a repórter tenta se aproximar dos internautas utilizando palavreado mais popular e simples, o que é uma marca registrada do meio.

No segundo parágrafo há repetição de informações já dadas ao leitor no primeiro parágrafo. É dito o nome da vítima, do acusado e quem repassou as informações sobre o crime tanto no primeiro quanto no segundo parágrafo.

Ao longo do texto é possível notar erros ortográficos e de concordância como, por exemplo, a palavra “bicilcleta” que está escrita de maneira errada e o mau uso dos pronomes demonstrativos “aquele” e “este” utilizados no segundo parágrafo.

Outro fato observado é que o texto está mal construído e muitas vezes confunde o leitor.  O trecho “O Cocada já foi preso na casa de um amigo, Dielsinho, depois de ter fugido por um matagal na Vila Santa Cruz. O jovem encontra-se no HUT, e seu quadro é estável. Cocada e Dilsinho foram encaminhados a central de flagrantes” não explica que o jovem internado no HUT é Gilvan de Souza Rodrigues Filho, o leitor tem que usar a lógica para entender a informação repassada, o que demonstra despreparo por parte da repórter responsável pela construção da notícia.

As denominações “Central de Flagrantes” e “Casa de Custódia” foram escritas com letra minúscula, o que não pode ser feito já que denominam instituições do Governo do Estado.

Vale ressaltar que a notícia em questão não possui fotos.

Segue abaixo matéria na integra.

Link: http://180graus.brasilportais.com.br/geral/jovem-leva-tiro-no-rosto-na-porta-da-escola-no-promorar-218701.html

Título: Jovem leva tiro no rosto na porta da escola no Promorar

Linha-fina: Cocada passou de bicilcleta e acertou de raspão o rosto de Gilvan de Sousa

Gilvan de Souza Rodrigues Filho, 28 anos, foi baleado com um tiro no rosto nesta sexta (03) no bairro Promorar. De acordo com o soldado Francisco Aziz, Rafael Favela foi quem praticou a tentativa de homicídio.

Com um tiro no rosto o jovem Gilvan de Souza Rodrigues Filho, de 28 anos, foi baleado nesta sexta-feira (03), por Rafael Favela de acordo com o soldado Francisco Aziz.. A tentativa de homicídio aconteceu quando o criminoso passou de bicicleta próximo ao colégio municipal do Promorar onde a vítima estudava, aquele atirou e de acordo com investigações este seria um acerto de contas.

Conhecido com Fábio Cocada, Rafael é suspeito de facilitar a fuga de um presidiário na casa de custódia, e também teria participação no assalto do Comercial Carvalho da Barão, ambos na semana passada. “Ele e outro companheiro renderam o vigilante, tomaram a arma e o rádio comunicador. Não foi preso porque conseguiu fugir do flagrante”, conta o soldado.

O Cocada já foi preso na casa de um amigo, Dielsinho, depois de ter fugido por um matagal na Vila Santa Cruz. O jovem encontra-se no HUT, e seu quadro é estável. Cocada e Dilsinho foram encaminhados a central de flagrantes.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário